Formação e Experiência


Fábio da Rosa é Psicanalista e atua com Psicoterapia e Clínica Psicanalítica, utilizando as interfaces do indivíduo com a família, a sociedade, o trabalho, a educação.

Tem como formações/títulos:

* Graduação em Psicologia - Habilitação Psicólogo pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizada de março de 1998 à janeiro de 2004.

* Pós-graduação lato sensu como Especialização em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública (ESP-RS), realizada de fevereiro de 2007 à janeiro de 2009. Essa especialização contou com atividades junto ao Hospital Psiquiátrico São Pedro(HPSP), CAPS Cais Mental, entre outros locais.

* Pós-graduação lato sensu como Aperfeiçoamento em atenção à dependência química no curso  SUPERA (Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas: Encaminhamento, Intervenção Breve, Reinserção Social e Acompanhamento) da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD e MJ) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Esse curso foi realizado de fevereiro à julho de 2009.


Tem como experiência profissional:

* Atuação como Psicólogo Social no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família ( PAIF / FASC / USBEE ), com famílias em situação de vulnerabilidade social e psíquica.


* Fundação e participação no "Núcleo - Clínica e Estudos Psicanalíticos" e "Viver - Clínica de Psicoterapia" como sócio-diretor.


* Participação na Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS) e na equipe do Portal Psico